terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pensando sobre as possíveis mudanças

Devido às constantes mudanças e evoluções na sociedade, as tecnologias interferem diretamente no dia da dia da escola e nos aspectos sociais, culturais e interpessoais, contribuindo para uma nova dinâmica no processo de ensino e aprendizagem.

O uso do computador e da Internet na educação dos alunos facilitará muito o processo de ensino. Através desse uso, é possível criar ambientes virtuais de aprendizagem, onde o aluno encontra a matéria a ser estudada e as tarefas serem feitas. Essas "salas de aula virtuais" permitem que o processo de aprendizagem possa ocorrer em diferentes locais e não só na sala de aula tradicional. Além disso, através desses ambientes, os alunos podem estabelecer seus horários de estudo de acordo com suas necessidades, podendo gastar mais ou menos tempo que o habitual no aprendizado de determinadas matérias, ou seja, o aluno, no seu próprio ritmo, irá avançando com o conteúdo e enfrentando a resolução de problemas até que o aprendizado obtido seja suficiente para atingir os objetivos propostos. Assim, o aluno desenvolverá seu programa individual de estudos e poderá assistir "aulas" ou "palestras" em qualquer escola, não havendo distância para estudar; isso fará com que o processo de aprendizado deixe de ter um caráter passivo e passe a ser mais dinâmico e motivador, o que permite que o aprendiz desenvolva mais seu raciocínio, sua autonomia e até a sua capacidade de aprender a aprender, e faz com que essas qualidades se reflitam tanto no seu futuro pessoal quanto no profissional.

Sendo assim, a escola tem o papel fundamental neste processo, pois pode promover o intercâmbio com o mundo digital e de tornar o ensino contextualizado, mais atraente e eficiente para os nossos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário